27 de jul. de 2011

O TRIGO E O JOIO

O trigo e o joio

Base bíblica: Mateus13.24-30;37-43 – Romanos 10:9

Os objetivos da atividade são:
•Saber que no mundo há pessoas salvas e justas e há também injustas e perdidas.
•Saber que às vezes precisamos conviver entre justos e injustos, salvos e perdidos.
•Lembrar vivamente no seu espírito que um dia Jesus voltará pelos seus filhos.

Hoje falaremos de uma erva daninha. Vocês sabem o que é uma erva má ou daninha? As ervas daninhas podem causar sérios problemas as plantações porque consomem os nutrientes do solo prejudicando as plantas boas. Quando plantamos flores no quintal o primeiro que fazemos e arrancar os matinhos e ervas ruins que ficam em torno para não sufocar a planta.

No tempo de Jesus muita gente plantava trigo pra fazer pão. As pessoas moíam o trigo para fazer farinha e assim poder usá-la para fazer o delicioso pão. Nesta parábola, Jesus começa sua história falando para a multidão que o reino dos céus era igual a história de um homem dono de terras, que semeou boas sementes de trigo em suas terras.

Certa noite, quando todos estavam dormindo, veio um inimigo e semeou no meio das sementes boas de trigo, sementes de uma erva ruim, chamada joio, e depois foi embora. Ninguém percebeu nada, o tempo passou e as plantas cresceram.

Como as plantas estavam grandes prontas para colheita, nesse momento as pessoas perceberam que o joio também apareceu plantado no meio do bom trigo. Os empregados dos donos das terras chegaram até ele e disseram:
 "Patrão, o senhor semeou boa semente de trigo nas suas terras. De onde veio este joio?"
O patrão disse: "Foi algum inimigo que fez isso."
Então os empregados perguntaram:
"O Senhor quer que nós arranquemos o joio? "
"Não, respondeu ele, porque quando vocês tirarem o joio, poderão arrancar também o trigo.
Deixem que o trigo e o joio cresçam juntos até o tempo da colheita. Aí vocês arranquem primeiro o joio, amarrem em feixes e joguem no fogo. Depois colham o trigo e o ponham no meu depósito.

Jesus semeava a Palavra de Deus nos corações para que as pessoas cressem em Deus. O terreno é o mundo. As boas sementes são as pessoas que pertencem a Jesus, são aqueles que creram nele e o seguem.
Já o joio são as pessoas que pertencem à Satanás que não crêem em Jesus. O inimigo que semeia o joio, é o próprio diabo. A colheita é o fim dos tempos e quem faz a colheita são os anjos. 
Quem não receber Jesus no seu coração e se tornar filho de Deus será jogado na fornalha de fogo e ali vai chorar e ranger seus dentes. Mas os filhos de Deus que são o trigo então brilharão como o sol no Reino do Pai.

Algumas crianças dizem que conhecem Jesus, mas não o receberam no seu coração. Muita gente diz que é boa, mas não querem ser Filhos de Deus. Essas pessoas são como a má erva, o joio. Ainda que o trigo e o joio cresçam juntos, um dia serão separados. Jesus virá e levará com ele aos seus filhos amados.
.
Na hora da conversa:
•Você é filho de Deus? Veja o texto de Romanos 10:9 “se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo'. Você tem feito o que este texto disse?

•As crianças que receberam Jesus nos seus corações (que são o trigo) são diferentes daquelas que não são filhos de Deus (joio). Você pode dizer quais são as diferenças?

•Você é diferente das crianças que não receberam Jesus no coração? Como?

•Sabendo que você tem que viver no mundo, deve ser como o bom trigo, deixando o Senhor Jesus cuidar do seu crescimento e tendo que suportar alguns joios. Não fazendo as mesmas coisas que eles fazem, mas refletindo a santidade e o amor de Deus. Como podemos ser boas sementes na escola, em casa e na igreja?