18 de jul de 2011

PARÁBOLA OS DOIS FUNDAMENTOS

Havia uma vez um homem prudente, um homem sábio, que construiu a sua casa sobre a rocha. Ele cavou uma vala profunda e fez o alicerce bem sólido. Era um terreno bem firme e a casa foi sendo construída de uma forma muito segura, até ficar pronta. Porém, veio uma tempestade muito forte. O vento fazia, uh...uh... uh, os relâmpagos brilhavam no céu, os trovões faziam tremer, e a chuva caia fortemente. Os rios foram enchendo, enchendo e transbordaram. E a água bateu contra aquela casa, mas, nada aconteceu com ela, porque foi construída sobre uma rocha.
Mas havia outro homem, que não era prudente, ele era um tolo. Ele construiu sua casa sobre a areia, sem alicerces. Então veio a chuva, e cresceram os rios e sopraram os ventos contra a casa. E a casa caiu – Booom- porque estava construída sobre a areia. Foi um desastre, uma grande perda!

LEITURA ; MT 7.21-27 e LUCAS 6: 46- 49

O que Jesus quer nos ensinar com esta parábola?
O homem prudente é semelhante a que tipo de pessoa?Ele é aquela pessoa que ouve a palavra de Deus e a prática e obedece. É uma criança obediente.
E o homem tolo que construiu sua casa na areia é semelhante a que tipo de pessoa? Ele é semelhante a alguém que ouve a palavra de Deus e não obedece, é aquela criança teimosa, desobediente, que não segue os princípios da palavra de Deus, que faz o que quer.

NESTA PARÁBOLA , JESUS SE PREOCUPA COM A PRATICA DA PALAVRA DE DEUS . AQUI ELE ENSINA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA OBEDIÊNCIA .A ROCHA SIMBOLIZA A OBEDIÊNCIA E A AREIA A DESOBEDIÊNCIA.

Homem prudente, ele construi sua casa sobre a rocha. MT 7.24. Mas o que é ser prudente? Prudente é a pessoa que pensa antes de agir, que é moderada, cautelosa, ela escuta a palavra de Deus e a pratica. A rocha é Jesus. 1CO.3.11. A casa é a nossa vida. Nós passamos por muitas tribulações; doenças, dificuldades, que são como os "ventos e chuvas" querem nos derrubar, mas se estamos firmes na rocha que é Jesus, permaneceremos de pé na presença de Deus. JOÃO 16.33.

CRISTO É A ROCHA INABALÁVEL, E É NELE QUE DEVEMOS ESTAR FIRMADOS.

TEMOS QUE OUVIR E OBEDECER; =RM .10.9,10. DEVEMOS SER CUMPRIDORES DA PALAVRA = TG.1.22 . JESUS ENSINOU QUE SE QUISERMOS HERDAR O CÉU TEMOS QUER OBEDECER A SUA PALAVRA.